Fatos HistóricosMEMÓRIA

A história da cidade fantasma de Ararapira no Litoral do Paraná

 

Ararapira é uma pequena cidade fantasma, perto da vila de Barra do Ararapira. A região fica no Litoral Norte do Paraná, no município de Guaraqueçaba, mas já na divisa com o estado de São Paulo. E pode ter sido abandonada pelo avanço da mar na região, que levou muitas casas.
Clique aqui para conhecer o grupo Memória Paranaense, criado por este portal.

 

 

Vídeo produzido pela TV Band Paraná com apoio deste portal

 

Segue um relato histórico, divulgado no site Arapira.com.br

 

“São José do Ararapira foi uma das vinte uma vilas fundadas pela coroa portuguesa. Segundo Antônio Paulino de Almeida,  em um artigo de 1952, “a população era constituída, em parte, por índios de uma antiga aldeia e, em parte, por moradores de áreas rurais mais próximas”.
Ararapira localizava-se num ponto estratégico: era o meio caminho entre Iguape e Paranaguá, passagem obrigatória de todos os viajantes entre São Paulo e Curitiba. Entreposto, Ararapira cresceu e prosperou com o comércio da região até meados do séc 19, enquanto Iguape era um porto mais importante do que o de Santos.
Nos anos trinta do século XX, a vila era habitada por cerca de 500 famílias, com casas de comércio. Um motor a diesel fornecia energia.
No século XX, as estradas pelo interior levaram embora todo o tráfego entre São Paulo e Curitiba. O canal do Varadouro foi aberto na década de 40. E o regime das marés avançou, levando as casas da vila. São José do Ararapira é hoje uma vila abandonada, mas seu cemitério continua sendo usado pelas comunidades da região.

 

Clique aqui e faça um passeio virtual em 360 graus atual pelo Google Maps. Ao abrir, gire a imagem com o “mouse”. E clique nas setas que aparecem no solo para prosseguir.

 

Conheça o grupo “Litoral do Paraná Memória” no Facebook, criado por este portal.  Clique aqui para abrir, e depois clique em “participar do grupo”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments

comments

Shares