Brasil

“O Direito de Nascer” no rádio e tv dos anos 1960

 

 

“O Direito de Nascer” foi uma novela brasileira produzida pela extinta TV Tupi , entre 7 de dezembro de 1964 e 13 de agosto de 1965, com 160 capítulos.

 

A história foi adaptada do original por Thalma de Oliveira e Teixeira Filho, com direção de Lima Duarte, José Parisi e Henrique Martins.
Esta foi a primeira das três adaptações para a televisão da radionovela do escritor cubano Félix Caignet.

 

 

 

Sinopse:

Cuba, início do século 20. A jovem Maria Helena, filha de um dos homens mais poderosos de Havana, Dom Rafael Zomora de Juncal, está apaixonada por Alfredo Martins, filho do inimigo de seu pai. Os namorados se encontram às escondidas e a única pessoa que sabe disso é Dolores, confidente de Maria Helena e empregada dos Juncal há anos. Maria Helena revela o que Dolores já desconfiava: engravidou de Alfredo.
Alfredo não aceita o filho e sugere aborto, mas Maria Helena quer ter seu bebê. Dom Rafael, revoltado ao saber da gravidez, obriga o rapaz a casar com sua filha, mas ela não o aceita. Maria Helena é então mandada, juntamente com Dolores, para uma fazenda onde ninguém poderá descobri-las. Nasce um menino, mas Dom Rafael ordena que um empregado mate o bebê. Dolores resgata a criança e foge. A partir destes acontecimentos é que o drama vai se desenvolvendo. 

 

Trecho da novela no rádio.

 

Clique aqui para encontrar um grupo do Facebook sobre as novelas brasileiras.

 

E aqui está o grupo Memória do Rádio Brasileiro.

 

E aqui está o grupo Memória do Rádio Paranaense.

 

 

 

 

Comments

comments

Shares