Memória da Comunicação

A chegada da televisão colorida em 1972

.

O Brasil era governado por militares desde 1964, e vivia o chamado “milagre brasileiro”, prosperidade econômica que acabaria em 1973 com a crise mundial do petróleo.

Em 1972 o governo do general Emílio Garrastazu Médici procurou associar a chegada da televisão colorida ao clima de progresso econômico do país.

E a inauguração na Festa da Uva de Caxias do Sul, sua terra natal, foi transformada em um grande acontecimento, com transmissão nacional.

 

 

 

.

.

.

A televisão colorida chegou no dia 19 de fevereiro de 1972, e marcou a abertura da Festa da Uva de Caxias do Sul, terra do Presidente da época, General Garrastazu Médici.

.

Uma curiosidade: Como a copa de 1970 foi gravada no exterior, já no sistema colorido, e muitas vezes esta gravação foi mostrada posteriormente, com trechos em reprise, ainda há quem acredite que a copa foi transmitida em cores, no ano de 1970, o que não aconteceu.

Apenas no exterior, em países mais desenvolvidos, a transmissão foi em cores. Os equipamentos coloridos para as emissoras brasileiras só chegaram após a autorização do Governo Federal.

E mesmo após o dia marcado para o início das transmissões pelo governo, em 19 de fevereiro de 1972, poucos programas eram coloridos. A compra de novos telecines, câmeras, transmissores  e equipamentos de vídeo tape atrasaram porque os equipamentos eram caros.

Um exemplo foi a primeira novela colorida, “O Bem Amado”, que só entrou no ar pela Rede Globo quase um ano depois da data oficial do início do sistema em cores. A novela entrou no ar em janeiro de 1973.

Parte da confusão veio do fato que o Brasil recebeu demostrações temporárias em eventos já nos anos 1960, com televisores ligados por cabo, trazidos dos Estados Unidos. E com câmeras coloridas ou aparelhos de video tape ligados a estes televisores. O objetivo era apresentar a novidade para tentar vender ao Brasil. Mas as  transmissões coloridas abertas só aconteceram após a inauguração em 1972.

.

.

Veja acima a gravação do primeiro programa colorido da NBC, nos Estados Unidos, em 1958.  O início é em preto e branco, e depois o sistema colorido é acionado. O então presidente Eisenhower participa do evento.

.

.

Veja uma reportagem relembrando os primeiros programas coloridos da tv, a partir de fevereiro de 1972.

.

Antiga câmera da Rede Tupi.

.

.

Plástico em três cores vendido antes da televisão colorida.

.

Se você se interessa pelo assunto, clique aqui para conhecer o grupo “Memória da Televisão no Brasil”.

.

 

.

.

 

.

.

.

.

Comments

comments

Shares