Brasil

Collor assumiu confiscando contas e poupanças em 1990

O dia 16 de março de 1990 foi declarado feriado bancário no Brasil. Logo depois de tomar posse , Fernando Collor anunciou o confisco dos depósitos bancários e cadernetas de poupança.
Filas se formaram nas agências, mas os bancos não tinham dinheiro. O comércio também ficou paralisado.
.
O Plano Collor determinou que os saques na caderneta ou conta corrente estavam limitados a NCZ$ 50 mil, valor pequeno na época. O restante ficaria retido por 18 meses, com correção e 6% de juros ao ano.
Muitas empresas faliram por falta de capital, ocasionando suicídios.
.
O plano durou puco, vindo uma segunda versão, em fevereiro de 1991, que também foi um fracasso. Com o agravamento da situação da economica brasileira e as muitas denúncias de corrupção,  Collor acabou perdendo o cargo depois de dois anos.
Se você se interessa pelo tema, clique aqui para abrir o grupo “Memória Política do Brasil”, criado por este portal. Ao abrir, clique em “participar do grupo”.

  *Com dados de “O Globo” da época.

 

.

.
Veja o “Jornal Nacional” do dia da posse de Fernando Collor. Ele assumiu anunciando o “Plano Collor”,  que levaria ao confisco das poupanças.

.

O plano não deu resultados contra a inflação. E dois  anos depois, com o Brasil em séria crise econômica, Collor foi afastado por denúncias de corrupção.

.

Fernando Collor e a ministra Zélia Cardoso. Foto de Jorge Felix.

.

collor veja confico

.

plano collor 2

.

collor queda

.

.

 

.

.

Comments

comments

Shares