As antigas estações de trem

O primeiro trecho ferroviário foi inaugurado no Brasil no ano de 1854, com apenas 14,5 quilômetros. E fazia a ligação entre o Rio de Janeiro e o início da Serra do Mar, no caminho para Petrópolis. A construção foi concedida a Irineu Evangelista de Souza, depois conhecido como o Barão de Mauá..

A partir desta iniciativa, vários outros trechos foram surgindo. Na época todo o transporte terrestre era somente por carroças, e assim o trem foi muito valorizado. Mas no século seguinte as ferrovias foram progressivamente abandonadas. O Brasil optou pelas rodovias, principalmente depois de 1956, com a chegada das primeiras montadoras, no governo de Juscelino Kubitschek.

Conheça o grupo “Memória dos Trens e Bondes no Brasil”, clicando aqui. Ao abrir a página clique em “participar do grupo”.

 

Trecho entre Curitiba e Paranaguá, na serra do mar paranaense, por volta dos anos 1970.

.

.

O filme “Mauá, o imperador e o rei” trata da construção do primeiro trecho de ferrovia no Brasil. Veja o trailer.

.

.

Veja como eram as estações típicas do século passado nas fotos abaixo.

.

Chegada do trem a cidade de Mandaguari, no Paraná, nos anos 1950.

.

Estação de trem de Curitiba,  hoje preservada como museu ferroviário dentro de um shopping.

 

Estação de Araucária no Paraná em 1926.

 

Estação de trem em Palmares, Pernambuco.

.

Cornélio Procópio sem data, no Paraná.

.

Londrina no Paraná em 1936.

.

Estação de Mallet no Paraná em 1980.

.

Estação de Ibiporã no Paraná sem data.

.

Estação Canoinhas em Santa catarina, sem data..Estação Canoinhas, Santa catarina, sem data.

.

Este mapa ferroviário de 1937 mostra como a malha cresceu no século passado.

 

 

.

.

Clique aqui para ver outros destaques de hoje deste portal.

.

.

Comments

comments

Shares