A cidade da Lapa filmada em 1936

O movimento, que inicialmente era regional, acabou se espalhando quando o presidente da época, Floriano Peixoto, resolveu defender o governador gaúcho, Júlio de Castilhos. O governador era atacado pelos Federalistas do seu estado. Para complicar o quadro, opositores do presidente Floriano Peixoto resolveram apoiar as tropas Federalistas, que avançaram até o Paraná, decididas a seguir até o Rio de Janeiro para derrubar Floriano Peixoto.

Os Federalistas chegaram a tomar Curitiba, mas na cidade da Lapa encontraram forte resistência militar, o que levou ao cerco da cidade, com uma longa batalha. Com a chegada de tropas paulistas, os federalistas tiveram que recuar para o Rio Grande do Sul. A rendição foi assinada em 1895, na cidade de Pelotas, após a derrota dos Federalistas.

Além deste fato, a Lapa é uma das cidades mais antigas do Paraná, mantendo o tradicional estilo arquitetônico. E foi parte da antiga rota dos antigos tropeiros, que levavam o gado do Rio Grande do Sul para São Paulo e Minas Gerais. Com isso a Lapa ganhou muita importância histórica e turística.

 

 

Filme sobre a Lapa do ano 1936, de João Groff.

 

Se você se interessa pelo tema, clique aqui e conheça o grupo “Lapa Memória” no Facebook. E ajude a preservar esta história.

E clicando aqui você acha o grupo de imagens atuais “Lapa na Foto”.

 

 

 

 

 

 

Comments

comments

Shares